quarta-feira, 5 de março de 2008

A guerra é cada vez menos humana

Se é que alguma vez o foi. No entanto não deixa de ser curioso como, com o passar do tempo, o homem parece que deixou que a luta por território, ou o que quer que seja que motive o comportamento bélico, se tornasse em algo totalmente desumano e desprovido de sensibilidade. Aliás, é se calhar o acto mais insensível que pode ser cometido hoje em dia.

Retomemos aos finais do século XI, durante os idos das primeiras cruzadas. Podia andar com o calendário muito mais para trás, mas para o exemplo chega. Nesse tempo a guerra era humana, pelo menos mais do que hoje. Os homens guerreavam enquanto que as mulheres não. Apesar de parecer uma diferenciação injusta da minha parte, a verdade é que as mulheres não devem lutar, sendo elas a espécie mais delicada que nós, homens, temos. Adiante. Os homens lutavam de armaduras, que os cobriam dos pés à cabeça, literalmente. Isto impedia de se matarem e ver os olhos de quem morria. Antigamente os homens aproximavam-se, como homens que são, dos seus inimigos e lutavam frente a frente. Antigamente o sangue corria nas espadas e pingava com cada passo de um cruzado.

Hoje em dia não. Hoje em dia temos mulheres, quem devia ser protegido, na guerra. Temos inimigos a matar, de olhos nos olhos, sem mesmo assim se demoverem do seu acto. Hoje em dia temos armas de longo alcance que permite matar sem ouvir os últimos gritos de quem é morto. Hoje em dia as armas já não escorrem com sangue e estão sempre limpas.

Cada vez mais a guerra é menos humana, e se vamos fazer algo que não o é, mais vale desistir.

4 comentários:

violent.femme disse...

sem querer parecer feminista, não concordo com a tua visão das mulheres.

Unknown disse...

também não concordo muito com tua a visão das mulheres na guerra, afinal, se há algo por que lutar, se há algo a defender, como a honra ou mesmo como um território, o assunto toca a todos. Acho melhor ver uma mulher forte de vinte e tal anos a lutar por algo em que acredita (em vez de ficar encolhida em casa, porque aos homens é que cabe decidir e fazer tudo) do que ver o filho de alguém, de pouca idade, a lutar e a morrer, às vezes sem perceber porquê, só porque não havia mais quem fosse para a guerra, ou porque não se podem recrutar mulheres, que são... "fracas".

Acho mesmo que a guerra É algo humano, do ponto de vista de que nenhum outro ser vivo pratica esse tipo de acção da forma que o homem o faz, ou seja, não há ganância, interesses pessoais e tudo o mais metido pelo meio. De resto, nunca foi algo humano do ponto de vista emocional... que direito temos nós de tirar a vida seja a quem for, seja pelo que for?!
Pelo menos é o que eu penso. Para mim, sem ser em actos de defesa própria imediata, NADA justifica matar outro ser humano.
*

j. disse...

THE LORD OF THE RINGS - The Return of the King


Witch King: [taking Eowyn by the throat] You fool. No man can kill me. Die now.
[Eowyn rises and pulls off her helm, her hair falls down over her shoulder]
Eowyn: I am no man.
[she thrusts her sword into the Witch King's helm and twists; he shrieks and implodes]

violent.femme disse...

: :
clap clap!